home Estante da ULE Amor: uma prática de vida
Estante da ULE

Amor: uma prática de vida

Autor: Luiz Henrique Gonzalez d´Utra

Já de cara, o título Amor Sempre nos convida a uma parada e reflexão, a um olhar para a nossa prática diária, para o verdadeiro sentido maior das nossas existências e a nos perguntar, sempre, para quê? …

Compreender o ato de amar e, ainda mais, torná-lo uma prática diária de vida, talvez sejam a maior mensagem que o autor, Adenáuer Novaes, tenha nos brindado ao publicar esse belíssimo livro, com 120 páginas, em 2002. No primeiro texto de apresentação vem um presente de Joanna de Ângelis, com o mesmo título, que não resisti em transcrever a frase que muito me emocionou: “Amor é a vida em plenitude que constrói, enriquece e conduz tudo quanto existe.”

No segundo texto de apresentação, o próprio Novaes nos convida à leitura do livro, com um reforço a essa reflexão da prática de vida de sempre amar, sobretudo, com o destaque de que o amor é a nossa essência maior, base da essência do Divino que nos habita, que nos constitui. Certamente esse entendimento, junto com a compreensão da nossa condição de imortalidade, bem como a maturidade da clareza do personagem e do Espírito que se é, nos levam ao entendimento maior do sentido da nossa vida e de que a manifestação do amor em nossa prática diária nada mais é do que deixarmos que a centelha Divina se faça presente no mundo.

No desenrolar dos capítulos vamos nos surpreendendo com a interpretação que o autor nos faz com as diversas formas de amar. Que presente! Ele nos fala do amor a Deus, à vida, e a si mesmo, que novamente nos fazem parar e refletir: “Amar a Deus, auto amar-se e amar ao próximo no mundo são os caminhos do crescimento na Terra”. Aos que não leram e aos que leram esse livro de uma forma muito rápida, eu deixo um convite de lê-lo pausadamente, se deliciando e refletindo em cada um dos capítulos.

Nos capítulos seguintes somos, então, apresentados a muitas formas de amar, passando pela reflexão de que amar a si mesmo é o ato de amar o humano, quando amamos Deus colaborando com o aperfeiçoamento de Sua obra e que conhecer-Lhe o objetivo é o verdadeiro sentido da vida. Novaes nos encanta ao nos provocar sobre a relevância de amarmos a vida em que existimos, comparando-a a “uma melodia de amor que ecoa por toda parte” e que o ato de amar abre uma janela para a vida e nos faz percebermo-nos Um com Deus e com o outro – “O amor é a essência do universo.” Em seguida o autor traz a afirmação que o olhar para dentro, que a nossa coesão, dependem de nossa capacidade de aceitação e a compreensão do valor da nossa vida. De que a vida em família nos leva à percepção de quem somos, daí a importância de valorizá-la e de amar os que convivem conosco, pois esse convívio contribui para nosso processo de evolução.

O texto segue, trazendo o entendimento de que a expressão maior da linguagem do amor é a expressão do Espírito, pois é oriunda da essência da alma e penetra nossa mente e facilita os nossos processos psíquicos. Traz, também, o amor amigo, ensinado por Jesus, como caminho para a compreensão da importância da amizade, especialmente na união da construção do Bem Maior.

O autor destaca para a condição que o amor de Deus nos coloca a serviço do outro, como viés para nos possibilitar diminuir os efeitos das atitudes do passado. O texto complementa, também, que o perdão é possibilitado pelo amor e que a vivência do amor promove o estado de paz interior pela plenitude do espírito em equilíbrio com nossa consciência. Trazer a proposta do amor para nossa vida, investir no amor, é caminho certo para a paz interior – conquista do espírito imortal e caminho rumo à individuação.

Um dos destaques do texto traz a afirmativa que, quando descobrimos a função do amor em nossa vida, iniciamos o nosso verdadeiro equilíbrio e que essa função está ligada a sua origem divina e transcendente. O amor revitaliza nossa energia física e perispiritual, rejuvenescendo nosso corpo e o espírito, transbordando aos que estão em nossa volta.

Inundado de amor, reforço a cada um a indicação de que leia esse livro se deixando contagiar com a mensagem maior transmitida por Novaes, e que traga o amor para todos os momentos da sua vida. “Ame. Diga para si mesmo que, a partir de agora, você vai começar a amar para sempre.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *