home Editorial Espíritos são pessoas, tanto quanto pessoas são Espíritos
Editorial

Espíritos são pessoas, tanto quanto pessoas são Espíritos

Adenáuer Novaes

Antigamente se dizia que uma pessoa tinha um Espírito, considerando-se que todo ser humano era possuidor de uma inteligência. Essa afirmação embutia a ideia de que o conceito de pessoa diferia de Espírito, portanto, estava associada ao pensamento que o corpo possuía um Espírito. Hoje tem-se que considerar que há um Espírito que possui um períspirito e que utiliza um corpo físico.
Ter um corpo físico não é o que identifica uma pessoa, embora seja suficiente para destacar que é uma representação de um ser humano. Uma pessoa desencarnada, portanto, um Espírito é um ser humano. Um Espírito desencarnado ou encarnado é uma pessoa. Ser pessoa é ter uma personalidade humana, construída a partir de fatores relacionais das experiências da vida em sociedade, seja ela material ou espiritual.

É necessário entender que seres humanos desencarnados são pessoas que têm as mesmas peculiaridades que caracterizam a natureza humana, independentemente de seus graus de elevação. Não   são divindades, não são infalíveis, nem se trata de seres que, por terem alcançado um tal estágio de desenvolvimento, saíram da condição humana. Ao desencarnarem, os seres humanos continuam tendo uma personalidade humana, pensando e elaborando suas ideias de acordo com a condição humana de ser de uma pessoa. Para deixar de ser uma pessoa, portanto, dotada de uma personalidade, um Espírito desencarnado terá que sair deste planeta e habitar um outro que não seja constituído por seres humanos.
Quando se lida com desencarnados, tem-se que considerá-los preliminarmente, como seres humanos. Pessoas comuns, que não extrapolam esta condição por se situarem na dimensão espiritual ou por possuírem conhecimentos ainda não disponíveis aos encarnados. Quando suas histórias apresentam feitos extraordinários, sobretudo no campo moral, contadas a partir do viés religioso, tendem a induzir a ideia de que este é o parâmetro que define o que é ou não evoluído. Não são consideradas, deste ponto de vista, suas inabilidades, suas deficiências e o seu desconhecimento de aspectos inerentes à vida social comum, o que não desqualifica um Espírito, não lhe retira seu saber no campo religioso nem é necessário que seja posto quando se estabelece uma comunicação mediúnica, mas é suficiente para entender que se trata de um ser humano como qualquer outro e, como tal, deve ser considerado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *