home Estante da ULE Valores do Espírito
Estante da ULE

Valores do Espírito

Autor: Robyson Uzeda

A temática desta obra é de extrema relevância para o ser humano, mas, não ao personagem que vive a encarnação, a importância é sobretudo para o Espírito, senhor de si e detentor da imortalidade. Se dirige a todo aquele que desejar fazer uma reflexão sobre a sua forma de agir no mundo e interagir com as diversas dimensões da vida.

Valores do Espírito procura trazer ao conhecimento do leitor algumas características que, quando assimiladas e integralizadas, determinarão a forma de atuação e interação do ser, independente da época, do local e da cultura que viva. São atributos que se baseiam na ética cristã. Existem em todos os códigos de virtudes das religiões.

Na abordagem do tema, o autor elenca cinquenta e dois valores que ao seu olhar deverão ser adquiridos ou aprimorados pelo Espírito, afim de capacitá-lo a seguir na escalada evolutiva.
Amorosidade, felicidade, alegria, equilíbrio, alteridade, resiliência, dentre tantos outros são comentados, sempre trazendo o sentido e a importância de cada um deles na vida cotidiana, na família, consigo próprio, no trabalho, onde quer que se esteja e com todas as pessoas que estejam em contato. O autor enfatiza, em cada capítulo, a sua convicção de que cada um desses valores são adquiridos a partir do contato com o mundo externo e portanto, com o outro.

O leitor há de perceber que em cada capítulo, o tema, ou seja, o valor a ser abordado, tem uma citação de uma das duas obras da codificação, O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo, de tal forma que fica clara a ideia de Novaes em mostrar que nenhum desses valores são invencionices ou mero desejo pessoal, mas já foram citados e comentados pelo Mestre Jesus ou pelos seus discípulos. Com isto, Adenáuer usa das palavras contidas naqueles manuscritos, para, de maneira didática, extrair em uma palavra os valores ali representados.

Valores do Espírito não tem a pretensão de ser um protocolo de conduta, pois respeita a liberdade do Espírito, seu livre arbítrio, aliás, liberdade é um dos valores abordados em um dos capítulos. Este exemplar serve de reflexão para pensarmos de que forma estamos vivenciando a encarnação e de como poderemos aproveitá-la para alicerçar as futuras.

Com uma linguagem atual, é um livro de fácil leitura. Não se trata de narrativa ou um texto romanceado. Seus capítulos não são uma sequência e desta forma, podem ser lidos aleatoriamente.

Apreciem este livro sem pressa e com desejo de integrar cada um destes valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *