home Opinião Você está no controle de sua imortalidade? Praticando os valores do Espírito no cotidiano
Opinião

Você está no controle de sua imortalidade? Praticando os valores do Espírito no cotidiano

Autor: Isabel Guimarães

Estamos vivendo um momento de grandes desafios para o Espírito imortal, uma nova etapa, da longa história da trajetória humana se desenrola e as criaturas se debatem em graves conflitos internos e externos, em busca de respostas aos anseios individuais e coletivos. Toda transição é marcada pelo medo do novo, antigos paradigmas são derrubados e, como um castelo de cartas, as bases de sustentação das verdades e certezas começam a ruir, sem que se possa controlar tal fenômeno.

Esse fenômeno faz parte das leis de Deus, desconstrução para nova construção. Assim, vivendo sucessivas experiências, o Espírito vai ampliando a consciência de quem realmente é, em um desdobramento das Leis Divinas, conforme esclarecem os Espíritos na questão 621 de O Livro dos Espíritos: – Onde está escrita a lei de Deus?  “Na consciência.” O ser despertando para sua condição de Espírito imortal torna-se responsável por suas escolhas, co-criador de si mesmo e senhor do seu destino.

Ter consciência da imortalidade é conquista fundamental na jornada do Espírito pelas sucessivas encarnações. Essa compreensão deve mudar completamente a visão de mundo de quem a conquista. Um olhar espiritual sobre os acontecimentos e a complexidade da vida com sua intricada rede de relações, significa aprofundar e ampliar o olhar, não aceitando o simplismo e o reducionismo que aprisionam na miséria, autodestruição, medo, fracasso e insegurança, que causam doenças e dores, violência e guerra, luta pelo poder, impotência, crueldade e degradação humana.

É preciso perceber-se para além da estreita janela que o personagem dessa encarnação lhe revela, apropriando-se do seu lugar na criação, consciente da sua pequenez e da sua grandeza. Pequenez por ser um ponto na grande teia da vida e grandeza por ser ponto fundamental ao equilíbrio dessa rede.

Importante também é superar a visão dual do mundo, compreendendo que nossa capacidade de percepção da realidade passa pela estreita janela do ego e é, portanto, um recorte possível de algo muito maior que nós. Imagine-se em uma sala com infinitas janelas, nas quais cada pessoa observa a paisagem lá fora, de uma das janelas. Dessa forma, cada um vai explicar a realidade a partir do que vê; logo, todos estarão certos e todos estarão errados ao tentarem explicar essa realidade. Nenhum Espírito encarnado na Terra consegue perceber o mistério da criação em sua inteireza.

Devemos percorrer o máximo de janelas possível, devemos ouvir e observar o que os outros estão vendo, assim nossa capacidade de compreensão se amplia, e podemos nos colocar a serviço do Criador como artífices da nossa própria realidade.

Estar no controle da sua imortalidade é estar cotidianamente autoconsciente de ser Espírito de Deus. É buscar no seu dia a dia:

  • Viver as mais diversas experiências que a vida lhe proporcionar
  • Compreender profundamente suas próprias emoções e sentimentos
  • Ter autodomínio em momentos de estresse
  • Assertividade e autorresponsabilidade nas escolhas
  • Assumir seus erros com tranquilidade
  • Perdoar conscientemente a si mesmo e aos outros
  • Buscar a autorrealização
  • Libertar-se da culpa e do medo
  • Ter constância e amorosidade na auto-observação

Um comentário em “Você está no controle de sua imortalidade? Praticando os valores do Espírito no cotidiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *