home O Saber ULE Pedagogia integrada ao Amor
O Saber ULE

Pedagogia integrada ao Amor

Autora: Cecília Alvarenga

O que pode transformar vidas, libertar consciências, ampliar habilidades e competências para que o Espírito evolua?

Proponho que pense como resposta uma Educação para a consciência da imortalidade do Espírito e tendo como base o Amor, mas não o amor somente no sentido do sentimento, mas, e principalmente, no sentido do autoconhecimento.

No íntimo, você deve se perguntar: quem sou eu? Uma outra boa reflexão é se você já consegue se abster de julgar o outro e a si mesmo, lembrando sempre de que somos humanos e que aprendemos uns com os outros o tempo todo. Perceba que isso é o bom da vida, seja leve com você e com o outro.

Para tanto se faz necessário estar aberto ao novo, ao que lhe tira da zona de conforto, ao que é sombrio e ao que é luz em você, suas tendências. Antes de sofrer, de chorar, de cobrar-se, lembre-se: tenha calma, paciência com você, não se esqueça que a jornada de conhecimento, de aperfeiçoamento do Espírito é paulatina, permanente, infinita de aprendizado, que acontece no coletivo e na solidão do seu existir por muitas e muitas reencarnações.

Pense no Personagem, sempre como impulsionador ao viver, a experenciar, constantemente, novos desafios inerentes ao processo educativo do Espírito, que tem como objeto precípuo o encontro consigo mesmo, a autodeterminação diante da vida, saindo do teórico para o pensar, sentir e agir. Assim estará dando sentido e significado para a constante incompletude do ser.

Para entender mais e melhor, considere as várias dimensões do viver: a psicológica, a maternal, a paternal, a filial, a financeira, dentre outras, como um grande campo que lhe permitirá viver várias experiências que, gradativamente, possibilitarão o amadurecimento do seu ego e que, em contrapartida, implicará em novas formas de viver.

Suas escolhas deverão ser pautadas nos valores éticos, espirituais e emocionais, buscando ser a sua melhor versão no aqui e no agora.

Aprenda a fazer silêncio, escute a si mesmo, é importante você se amar, se colocar, humildemente, como eterno aprendiz. Tudo faz sentido quando você deixa prevalecer o amor em tudo que fizer e desejar ser.

Educação com amor transforma o outro para o bem, para o coletivo, para ser livre e, acima de tudo, dá sentido à sua existência.

Isso é também Universidade Livre do Espírito.

Um comentário em “Pedagogia integrada ao Amor

  1. É, o amor nos leva a tantos caminhos, de auto conhecimento, de crescimento, de nos reconhecer espíritos imortais, amor ao
    próximo, amor incondicional pela família.
    E nos amar acima de tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *