home Dicas da Revista Um Melhor Significado para a Vida
Dicas da Revista

Um Melhor Significado para a Vida

Alessandra Brandão

Para refletirmos sobre o poder do Espírito, precisamos começar por uma pergunta: “O que é para você o Espírito?” Essa pergunta deve ser respondida sem o viés da religião que, geralmente, oferece respostas genéricas, com filtros e controles, respostas empíricas e de mentalidade coletiva, assim como respostas sob o ponto de vista filosófico, psicológico e cultural. Eu convido você a responder, sob o seu olhar e entendimento pessoal, livre de crenças, misticismos, eventos mediúnicos e sobrenaturais: “Como você experencia ser Espírito? Como você percebe essa potência interior para viver sua vida plena e significativamente?”
Espírito é o que somos, e precisamos entendê-lo pelo ponto de vista do ser humano que também somos, considerando a continuidade do Eu, da vida que não cessa, fonte de criatividade, inspiração, transformação, autonomia, autoconsciência, conexão e transcendência. Precisamos entender que vivemos uma vida espiritual na matéria, alinhada ao Personagem, mas não deixando que este tenha a governança, compreendendo que o Espírito é senhor e proprietário de si mesmo e que temos um poder pessoal que pode e deve ser utilizado.
O entendimento real de ser Espírito nos traz alguns poderes, ou melhor, ferramentas que nos ajudam nessa vivência espiritual. A primeira que trago para reflexão é o poder da criatividade, da intuição e inspiração que o leva a uma maior percepção e colabora para as relações interpessoais, sobrepondo o mundo “oculto” das outras pessoas e do seu próprio personagem, transitando entre o consciente e inconsciente e revelando perspectivas que somente a inteligência e a razão não revelariam. Portanto, integrar razão e intuição é uma ferramenta poderosa para o Espírito.
O Espírito tem o poder da compaixão, da empatia e do respeito pelo processo singular de cada ser humano, o que o leva à melhor compreensão do próximo, sem julgamentos, preconceitos, aceitando de forma integral a caminhada de cada pessoa, considerando-a como um Espírito em desenvolvimento assim como ele, com erros e acertos, tropeços e aprendizados que compõem esse processo de evolução, propiciando uma melhor integração com o mundo ao seu redor.
Perceber-se Espírito traz, também, uma tranquilidade em relação ao tempo, fazendo tudo que é possível para o progresso pessoal, mas sem o estresse e a escravidão do tempo cronológico (alinhar Personagem e Espírito) dentro do tempo natural da vida, gerindo esse tempo para um melhor aproveitamento de resultados sem postergação e sem culpa, buscando a autodeterminação e dispondo do tempo absoluto do Eu.
Enxergar a vida pelo prisma do Espírito nos leva à escolha do não sofrer, encarando as experiências e adversidades como válidas e necessárias para a nossa evolução, procurando, dessa forma, os ganhos – e não as perdas por elas gerados, encontrando significados e propósitos, bem como entendendo as dificuldades como oportunidades de aprendizado e não como sofrimento e dor.
O Espírito traz consigo a conexão com a natureza, com o divino e com a matéria, proporcionando a integração do indivíduo no mundo como um todo, ultrapassando os limites do físico e mantendo a conexão com a dimensão espiritual de maneira natural e leve. Ao entender que esse limite é puramente psíquico, ele torna sua experiência de vida mais harmoniosa e tranquila.
O Espírito é fonte geradora de energia e deve utilizar essa usina em seu benefício e do próximo para uma interação mais efetiva com as pessoas, oferecendo sempre o seu melhor para o mundo em que habita.
Você, Espírito, e o Divino são um só! Todos nós, Espíritos, somos fruto do amor de Deus. É preciso que façamos uso de todas essas potencialidades que nos foram dadas por Ele, que as coloquemos à disposição do Personagem/Espírito para nossa evolução. A não utilização plena da potência que somos nos transforma em pássaros de asas cortadas, presos ao solo sem contemplarmos a magnitude das possibilidades que temos a nosso dispor e que nos permitem alçarmos nosso voo livremente, fazendo uso das experiências e oportunidades ofertadas pelo Criador para aproveitar, amplamente, cada passo dessa caminhada evolutiva, alcançando, assim, um melhor significado e aproveitamento da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *