home A Arte da Palavra Herói Imortal
A Arte da Palavra

Herói Imortal

Fábio Neves

Quando criança me fascinava a figura dos heróis. Eu ficava deslumbrado com esses super-humanos e seus poderes maravilhosos, heróis de capa, escudo e espada, heróis com capacidade de voar, super velocidade, força extraordinária, invisibilidade, habilidades incríveis e poder, muito poder. Os heróis eram a personificação do que existia de mais forte, corajoso e bondoso. Eles eram capazes de enfrentar vilões maldosos, monstros alienígenas, resolver enigmas mirabolantes e contornar situações extremas, sempre com coragem, muita coragem. Ajudavam as pessoas e salvavam o planeta toda vez que a humanidade corria perigo. Eram gentis, simpáticos, solidários e disponíveis. Enquanto existissem os fracos e oprimidos, os heróis estavam de plantão, sempre fazendo o impossível parecer fácil, servindo de inspiração, fazendo-nos acreditar no bem e cultivando, em nós, a possibilidade de sonhar grande. “Quem sabe, ao crescer, eu também pudesse me transformar em uma dessas maravilhosas e inspiradoras figuras imbuídas de poder e determinação.”

Eu gostaria, o quanto antes, de alcançar esse status de herói e frequentar a sala de justiça com propriedade e intimidade com os outros iguais que por lá circulam. Quero, também, poder servir de modelo para a sociedade, personificando o desejo e a imagem ideal que todo humano almeja. Quero motivar as pessoas a buscarem o protagonismo, a realização, a consciência de suas capacidades, para que possam deixar de lado o comodismo de serem apenas espectadores. Sei que a jornada é dolorosa, as lutas são intensas e os bandidos sempre levam a melhor no início da história, mas o herói, que me transformarei, saberá muito bem pegar essas fraquezas e transmutar em força. Saberá fazer uma reviravolta no enredo, direcionar os ventos para o caminho da mudança e construir o final que todos esperam, o bem vencendo as forças dissimuladas do mal.

Na verdade, todos nós nascemos para ser heróis ou heroínas da nossa própria história, pois a existência requer constantes atos de coragem, nos quais  travamos inúmeras batalhas e provas pelas quais vamos derrotando os nossos inimigos internos e fortalecendo a nossa verdadeira essência. Quando tomarmos consciência de que somos muito mais do que esse corpo material, frágil e transitório, os nossos poderes começarão a aparecer. Quando nos enxergarmos como uma essência espiritual, senhor do tempo e do espaço, isso nos dará a visão além do alcance.

Viver como espírito, em sua integralidade, nos dará o empoderamento e a perspectiva para irmos em busca de novas aventuras, e não haverá criptonita capaz de nos deter. Ser herói é não abandonar a dolorosa jornada, é aprender com os desafios e voar sempre, para o alto e avante.

Os superpoderes começam a aparecer quando me percebo um ser conscientemente imortal, que transforma sua experiência aqui, nessa vida, e faz o seu personagem muito mais criativo e audaz, com coragem heroica para ser fiel a seus propósitos, a seus desejos e valores. O espírito que sou tem um imenso poder. Este, sim, é o verdadeiro herói imortal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *