home Estante da ULE Entusiasmo, Ética e Liberdade no dia-a-dia
Estante da ULE

Entusiasmo, Ética e Liberdade no dia-a-dia

Ana Carmem

 

 

 

O nosso dia a dia é o reflexo de nossas atitudes, de nossas ações, e ele nos pede momentos de reflexão, visando ao crescimento pessoal e espiritual.
Refletir sobre o dia a dia é uma habilidade a ser conquistada passo a passo, a qual propiciará benefícios pessoais e coletivos, pois não estamos sós, vivemos em contato com o outro, e sabemos o quão importante é experenciar momentos de aprendizado com quem compartilhamos a caminhada.
E pensando em reflexões, vêm-me à mente leituras que podem ajudar, de forma leve, a todo aquele que para um pouco para refletir sobre suas atitudes, sobre como deve atuar na vida, o que é preciso considerar ao viver experiências. E uma excelente opção de leitura é a série Atitudes no dia a dia, de autoria de Adenáuer Novaes, publicada pela Fundação Lar Harmonia.
Atualmente, esta série já soma 21 títulos, nos quais o autor compartilha com seus leitores suas reflexões sobre palavras importantes para a nossa evolução, buscando nos ajudar a compreender melhor o nosso cotidiano frente a situações que se apresentam, desafiando-nos a viver a vida com mais responsabilidade para com nós mesmos.
O primeiro título dessa série foi Espiritualidade no dia a dia, publicado em abril de 2017. Recentemente, foram lançados Entusiasmo no dia a dia, Ética no dia a dia e Liberdade no dia a dia.
Essas três palavras – entusiasmo, ética e liberdade –, apenas por seus significados, já nos provocam reflexões de como utilizá-las em nosso aprendizado, tornando nossas vidas mais produtivas e prazerosas, em termos de conscientização da nossa imortalidade, da continuidade do Eu.
“Viver é sentir”, nos diz Adenáuer Novaes. Então, pensemos de que forma podemos nos ajudar a viver com entusiasmo, com paixão pela vida, pelas experiências compartilhadas, por encontrar o para quê aqui estamos. Ter entusiasmo, ou senti-lo, é algo que vem de dentro para fora, é uma alegria que não se explica, uma disposição para estar na vida. Portanto, o entusiasmo é responsável pela forma como construímos nossa caminhada, agindo de forma ética, respeitando toda e qualquer pessoa que cruze o nosso caminho, contribuindo para o nosso crescimento espiritual.
Citando uma vez mais Adenáuer, “O entusiasmo do Espírito é a materialização da força viva do Criador para ser utilizado com equilíbrio e harmonia. Seu entusiasmo é resultante da energia ativada pelo desejo de viver, sentir e amar do Espírito.”.
Por fim, lembremos que o hoje é sempre o nosso melhor dia. O ontem já passou e o amanhã é uma incógnita…
Vivamos o nosso dia a dia. Vivamos a vida com entusiasmo, tendo a ética do Espírito como nossa bandeira e nos dando o direito de ter liberdade para nos expressarmos de forma espontânea, sem medos ou culpas, construindo um destino que nos propicie conhecimentos e, principalmente, paz interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *