home Editorial Jesus e Cristo
Editorial

Jesus e Cristo

Autor: Adenáuer Novaes

Jesus Cristo é o nome utilizado por toda a  cristandade para designar o judeu que revolucionou a História e os costumes da Humanidade, dividindo-a em antes e após ele, por conta de uma encantadora e surpreendente mensagem cognominada de Evangelho.

Sim, é possível, num estudo particular sobre Jesus Cristo e visando uma melhor compreensão do significado de sua mensagem, dividir o nome, criando dois personagens distintos. Um foi o humano, nascido judeu; o outro foi fabricado pelo Inconsciente e pela projeção humana de algo pertencente ao seu mundo interior que necessita se realizar. O primeiro parece estar mais próximo de ser pessoa, e o segundo, que deu nome à religião, se configura como um ícone, distante e extremamente elevado para se tornar acessível ao ser humano comum.

Ambos são necessários para o desenvolvimento espiritual. O primeiro cumpre a função de se tornar um modelo imediato de realização pessoal. O segundo mostra-se útil para a projeção de aspectos inconscientes que necessitam ser integrados à Consciência. Confundi-los pode levar ao fascínio e à alienação de si mesmo, pois pode provocar um distanciamento da realização espiritual no mundo e do momento em que as experiências são vividas.

Ligar-se ao Cristo, esquecendo-se de Jesus, é o mesmo que procurar o sol para iluminar o caminho sem enxergar que tem luz própria. Abandonar Jesus em favor de Cristo tem o mesmo efeito de fixar-se no primeiro em detrimento do segundo, pois implica na exclusão de experiências importantes que só conseguem promover o desenvolvimento da personalidade quando são lastreadas psiquicamente por ambos.

4 comentários on “Jesus e Cristo

  1. Bom dia. Hoje, vemos sentida a imposição religiosa sobre ser cristãos, aceitando e justificando injustiças, desigualdades sociais, crueldades e um paraíso futuro ou suplício futuro para quem aceite e submeta se sem reclamar… Sempre reclamei nunca aceitando excessos religiosos, pois sei que os espíritos tem muita influência sóbre nossos pensamentos e atos.

  2. A combinação dos Dois são importates, percebo agora. O Homem Jesus é mais real, capaz de coisas feitas por seres humanos. A divindade Jesus é importante para a evolução da humanidade. Sou um ser humano e faço coisas como uma criança em processo de aprendizagem. com a combinação dos dois me sinto segura em seguir, sem me prender aos erros do processo.

  3. Boa tarde! Esse Ciclo para mim tem sido muito esclarecedor. Mais que isso, boa chama para o despertar da reflexão sobre um Cristo que antes, só via como um espírito. Esqueci de que antes de ser o Divino que é, foi também um ser humano que conviveu entre outro humanos.
    Acho que esquecemos um pouco desse entendimento, muito em função das religiões que colocam esse espírito em lugar que esquecemos que um dia foi alcançável.
    Fico feliz que a ULE, através desse módulo boa recobre a lembrança e nos ensine tanto sobre Jesus.

  4. Boa tarde!
    Jesus foi o humano, Que nasceu e viveu no meio de nós, ensinando as leis morais e Cristo foi o que as crenças limitantes ó transformou .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.