home Entrevista Afeto, Alegria Compaixão
Entrevista

Afeto, Alegria Compaixão

Ana Carmem Segura

Afeto, Alegria e Compaixão são os temas dos três últimos livros lançados pelo nosso entrevistado, e que compõem a série Atitudes no dia a dia. Assim como nos quinze volumes anteriores, Adenáuer aborda temas que nos levam a reflexões sobre valores importantes para a evolução do Espírito imortal que somos.

Revista ULE: Muitos são os sentimentos, as atitudes, que agregam valor ao Espírito, à medida que ele constrói o seu destino, adquirindo competências e habilidades. Quando falamos em alegria, afeto e compaixão, qual a relação intrínseca que há entre esses sentimentos?

AN: Esses sentimentos – afeto, alegria e compaixão – são muito úteis ao Espírito, são sentimentos que agregam muito valor e produzem uma disposição de adquirir habilidades cada vez mais complexas. Por exemplo: alegria. Alegria é um estado de espírito, no qual você está de bem com a vida, satisfeito com a sua encarnação, está disposto ou disposta a viver experiências que a vida oferece. Então, é um estado de espírito muito útil. Importante uma pessoa que sabe que é um Espírito imortal demonstrar alegria nessa condição. A alegria “abre” o Espírito para outros valores, para outras experiências, para agregar outras habilidades. Quanto ao afeto. O afeto é também um valor importante porque vincula, agrega, serve para acolher, para compreender o outro, para estabelecer relações de confiança. É importante, então, que o Espírito desenvolva o afeto. E, por último, a compaixão, que é um estado de espírito de vontade de ajudar o próximo, de desejo de diminuir o sofrimento das pessoas. Esses três valores, portanto, são profundamente importantes para o Espírito, e há um vínculo entre eles.

Revista ULE: Viver é sentir! E Deus, o Criador da Vida, nos presenteou com uma energia ilimitada para vivermos e realizarmos, como Espírito imortal que somos. Como devemos fazer uso dessa energia quando em contato com o nosso semelhante?

AN: Essa energia para viver é inesgotável e é um impulso para o Espírito. O Espírito é um ser, um ente, que foi criado com uma disposição permanente, com uma condição permanente de viver. Viver é obrigatório, não é uma escolha. Até mesmo para aqueles que acham que a morte resolve conflitos ou acaba com a vida, isso não é possível, pois a vida não acaba. A existência do Espírito é permanente porque ele tem essa energia inesgotável. E no contato com o seu semelhante, há de utilizar essa energia para viver experiências que agreguem valor, viver experiências que gerem aprendizado. Então, a utilidade dessa energia na relação com o próximo é para aprender e, simultaneamente, ensinar, é trocar experiências e crescer, utilizando essa energia inesgotável e dando o melhor de si sempre.

Revista ULE: Em seu livro Alegria no dia a dia, você nos traz que “Alegrar-se com a vida é a reverência que você faz ao Criador, emanando a luz que lhe foi outorgada.”. Podemos afirmar que o sentimento de alegria nos remonta a Jesus quando ele disse “brilhe a vossa luz”?
AN: Sim, perfeito! A relação é essa. O Espírito é dotado dessa energia, é dotado dessa luz, e a alegria é a iluminação pessoal. A fala de Jesus, acho, sim, que se remete à alegria interior.

Revista ULE: Em termos de desejo soberano, como o Espírito deve realizar sua caminhada evolutiva?

AN: Considero que a vida humana, esteja o Espírito encarnado ou desencarnado, contempla vários campos de trabalho, vários campos de realização, de experiências, e nós precisamos conquistá-los. Por exemplo, temos o campo profissional, o campo familiar, o campo do próprio corpo, o campo do lazer, o campo da afetividade, o campo da sexualidade, o campo das amizades. Isso significa que o Espírito tem vários campos ou áreas de atuação. Importante seria colocar, em cada um desses campos, um desejo: “eu desejo ter um corpo saudável”, “eu desejo fazer bons amigos”, “eu desejo ter harmonia familiar”. Todos eles são exemplos de desejo soberano. Então, desejos soberanos são vontades, são objetivos, são metas e você vai aplicar sua energia de viver naquele desejo, para realizá-lo. Então, é bom ter vários desejos soberanos porque você tem metas, você tem nortes, você tem objetivos, você tem alvos a atingir, não está perdido ou perdida na vida. Desejos soberanos são propósitos de vida.

Revista ULE: Quer nos dizer algo mais?

AN: Sim. Eu aconselho ao leitor não só adquirir esses três livros – Afeto no dia a dia, Alegria no dia a dia e Compaixão no dia a dia –, mas também entrar no site da Livraria Harmonia e adquirir outras obras da Fundação Lar Harmonia.

“O mundo à sua volta tem o colorido de seus olhos.”
(Adenáuer Novaes em Alegria no dia a dia, 12)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *