home Ciência e Espiritualidade Reencarnação e Ciência (parte 01)
Ciência e Espiritualidade

Reencarnação e Ciência (parte 01)

Idelfonso Nogueira

A hipótese da reencarnação costuma ser bastante difundida no contexto religioso. No entanto, também é discutido no contexto científico. A discussão científica sobre este tema pode trazer novos insights para diversos domínios, desde o psicológico até o político e o social. Este artigo fornece uma revisão geral do estado atual da literatura, concentrando-se apenas em artigos revisados por pares publicados em revistas internacionais.
O trabalho foi baseado em uma busca de meta dados no portal Web of Science. Um total de 164 documentos continham as palavras “Reencarnação” e “Vida” no título, resumo ou lista de palavras-chave. Esses artigos foram publicados entre os anos de 1966 e 2022. Em média, as publicações têm 10 anos de idade, o que indica um interesse recente da comunidade científica pelo tema. Por outro lado, o tema apresenta baixo fator de impacto na literatura, com média de citação por ano de 0,4.

A Figura 1 apresenta a evolução do número de publicações por ano, abordando o tema aqui enfocado. Como é possível perceber, há um crescente interesse na literatura por publicações sobre o tema. No ano de 2011, a taxa de crescimento anual muda significativamente. Isso leva a um crescimento constante no número de publicações por ano com uma taxa maior do que no período anterior.

A Tabela 1 apresenta o número de artigos publicados até o momento por país. É interessante ver que o Brasil aparece em 6º lugar, empatado com a Austrália e atrás da Rússia, da China, da Inglaterra e dos EUA.É interessante ver como uma simples pesquisa bibliográfica utilizando ferramentas metodológicas fornecem resultados significativos. A análise crítica desses resultados pode possibilitar uma série de observações pertinentes a respeito da temática. Por exemplo, você notou que, no ano de 2019, houve um pico de publicações sobre a reencarnação? O que houve nesse ano que levou a esse pico? É um estudo interessante que pode ser feito a partir desses dados. Traremos esse estudo em uma próxima oportunidade.

Antes de terminar este artigo, vamos deixar o leitor com algumas outras perguntas:
● Porque o Brasil, com a rica produção espírita, só aparece em 6º lugar na lista de países que mais publicam cientificamente a respeito da reencarnação?
● O que possibilita uma rica produção científica em países como os EUA, Inglaterra, China e Rússia?
● O que mais de interessante você observa nesses dados?
● Você já leu algum artigo científico sobre reencarnação?
Pense nessas perguntas e, em um próximo momento, traremos nossas respostas sobre elas. Até lá você pode buscar nossas atividades de divulgação dos trabalhos feitos na pós ULE no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *