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Dicas para você identificar estigmas

Autor: Kassiele Kaiper

Estigmas, como e para que identificá-los? Para responder a essas perguntas, é necessário saber do que estamos tratando. Então – O que são Estigmas? No livro Estigmas segundo a Psicologia do Espírito, Adenáuer Novaes detalha este assunto e aqui seleciono o trecho que segue para iniciarmos este entendimento: “Estigma é marca, situação ou posicionamento na sociedade que, de alguma maneira, afeta a vida e o destino de uma pessoa. Não é, necessariamente, uma marca física, pois é tudo pertencente à personalidade e que influencia e enviesa a vida de alguém em decorrência de sua posição global na vida e de como essa marca a afeta e a estrutura” (sic).

No livro, o autor ainda indica que eles, os estigmas, podem ser classificados como visíveis e não visíveis, conscientes ou inconscientes, pessoais ou coletivos, impulsionadores ou limitadores, de encarnações passadas ou desta encarnação. Trago isso, para nos ajudar a identificá-los, mas, antes disso, é fundamental compreender que não estamos tratando de algo pejorativo, pois, como observa Adenáuer Novaes, “somos todos estigmatizados pela vida e pela história, não sendo nenhum demérito ter um estigma por mais evidente e aversivo que seja”.

Quanto tratamos da identificação dos Estigmas em nós, estamos caminhando rumo a um exercício de autoconhecimento, estamos considerando entrar em contato com a nossa história. Então este é o momento para refletir e, quem sabe, escrever sua autobiografia. Contudo, cabe salientar que não existe uma receita, algo universalmente válido para todas as pessoas.

Neste ponto, me proponho a sugerir algumas reflexões que podem ser úteis na identificação dos seus estigmas.

● Pense sobre o seu corpo físico. Existe alguma marca física, evidente ou não? Identifique se você tem alguma questão relacionada à altura, ao corpo fora dos padrões de beleza e/ou a um defeito físico, por exemplo.

● Você conhece a história do seu nascimento? Verifique a ocorrência de algum evento significativo em relação a ela.

● Reflita se existe algo que lhe inferioriza perante o coletivo. Por exemplo, você deixa de fazer algo por conta do seu corpo ou por não gostar do seu nome?

● Você é associado fortemente a alguém da sua família, por ter o mesmo nome ou por ser filho de uma figura em evidência?

● Você tem algo em comum com outras pessoas? Características que são provenientes do coletivo? Integra algum grupo considerado como minorias sociais (etnia, sexualidade, religião etc)?

● Você é familiar de uma pessoa com alguma síndrome ou transtorno psíquico? Esta questão relacionada ao adoecimento psíquico ou às internações psiquiátricas são marcas significativas tanto para a pessoa quanto para sua família.

● Qual é sua posição em seu grupo familiar? Tem irmãos ou é filho único? Ser filho único, ser o mais velho, o mais novo ou o do meio são marcas que impactam em várias questões da vida do indivíduo.

As respostas a cada uma dessas questões devem colaborar com a identificação de suas marcas, sejam elas físicas ou psíquicas, conscientes ou não. Para entender melhor como elas influenciam no seu viver, indico o livro Estigmas segundo a Psicologia do Espírito, nele o autor traz informações relevantes e detalhadas, descreve uma série de Estigmas que colaboram com o processo de autoconhecimento.

Neste momento voltamos para a questão: “Para que identificar os Estigmas?” E, neste ponto, é fundamental entendermos que o estigma é uma marca que influencia, que enviesa o viver. Por esta razão, precisam ser trazidos à consciência não somente para que padrões sejam identificados, mas também para que o processo de autoconhecimento seja aprimorado, levando o indivíduo ao autodescobrimento e contribuindo para sua evolução espiritual. Ainda assim é importantíssimo salientar que a forma como essa marca irá interferir no seu viver é algo pessoal. Identifique, conheça, entenda tal marca e observe se ela será limitadora ou impulsionadora do seu viver. Isso depende da forma como você escreve a sua própria história, afinal, ninguém deve ser reduzido a uma marca ou a um instante da sua existência.

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