home Dicas da Revista Dicas de Como Planejar a Próxima Reencarnação
Dicas da Revista

Dicas de Como Planejar a Próxima Reencarnação

Autor: Sócrates Katisvalis

Alguns amigos me perguntam: Será que eu posso planejar minha próxima reencarnação? Minha resposta: Claro que pode. Mas, falando nisso, o que você vai fazer na próxima semana? Eles, na maioria das vezes, me respondem: Não sei, não tenho a mínima ideia. Às vezes, as respostas vêm como algo genérico: Vou trabalhar; vou sair com amigos.

Ora, se não conseguimos planejar nossa próxima semana, será que vale a pena nos preocuparmos com a próxima reencarnação?

O planejamento da nossa vida é algo importante para que possamos extrair dela o máximo de aprendizados e experiências enriquecedoras. Isso não significa que precisamos viver de uma maneira metódica, chata, pois o planejamento é exatamente o que ele significa: um plano para o que vamos fazer no futuro. Podemos mudar de ideia, ou até mesmo, aperfeiçoá-las. E cabe também momentos de lazer, de criatividade e de espontaneidade, deixando, eventualmente, “a vida nos levar”.

A verdade é que, se não nos organizarmos, provavelmente vamos viver uma vida pelo planejamento dos outros. Você acha isso bom?

Assim, segue algumas dicas para planejarmos nossa próxima reencarnação, e até mesmo, revisarmos a nossa atual:

1. Onde você está? Ora, se você deseja ir a algum lugar, antes precisa saber onde você está nesse exato momento. É importante buscarmos nos conhecer melhor. Faça uma lista das coisas que você faz em diversas áreas de sua vida: profissional, pessoal, religiosa, amorosa, etc.

2. Que tipo de atividade você faria que não faz hoje? Uma profissão que você aprecia, mas que percebe que não conseguiria realizar nessa vida. Importante: Muitas vezes conseguimos mudar ainda nessa encarnação, ou seja, não deixar para a próxima aquilo que você pode fazer ainda nessa.

3. Quais virtudes intelectuais você gostaria de ampliar ou adquirir? Nós reencarnamos para aprender ou ampliar nossas qualidades morais e intelectuais. Embora o exercício da nossa profissão estimule uma boa parte das nossas qualidades intelectuais, com certeza, existem outras atividades que podemos exercitar, como cursos, leitura sobre temas diversos e “hobbies” específicos.

4. Quais virtudes morais você gostaria de ampliar ou adquirir? Essa reflexão talvez seja mais desafiadora que a anterior, pois é mais difícil admitirmos nossas deficiências morais que as intelectuais. Preciso perdoar mais, ser mais humilde, mais assertivo, mais amoroso, mais caridoso? Posso colocar tais itens para meu aprimoramento na próxima vida, mas que tal já começarmos nossa melhoria nessa vida atual?

5. Que tipo de situação seria mais desafiadora para você? Quase sempre, quando pensamos na nossa vida no futuro, desejamos algo mais fácil, tranquilo de realizar. Mas será que isso é melhor para o espírito imortal? Quais situações nessa vida ainda te incomoda? Pode ter a ver com sua posição social, seu pensamento político, etc. Podemos escolher uma ou mais situações para enfrentamos na próxima vida. Na doutrina espírita, chamamos isso de “prova”.

6. Como seria sua família? Que tipo de família você imaginaria como ideal se pudesse escolher? Além obviamente, dos pais, quais outras companhias gostaria? Irmãos? Casar-se? Ser filho único? Ter filhos ou adotá-los? Lembre-se: a família é a base para termos uma reencarnação proveitosa. E lembre-se de que os tipos de famílias que conhecemos hoje vão muito além da tradicional composta por marido, esposa e filhos.

7. Quem mais? Cada vez mais a família diminui de membros, por isso, como acomodar os inúmeros espíritos que fazem parte da nossa família espiritual? Podemos então combinar com esses espíritos para que possamos vir como amigos, colegas de trabalho e de comunidade religiosa, reencarnarmos juntos.

8. O exercício do perdão. Sabe aquela pessoa que você encontra pela primeira vez e pensa: meu “santo” não bateu com o dele? Isso pode acontecer, obviamente, entre vários motivos, porque você reencontrou alguém que teve uma desavença em outra vida. Muitas vezes, é imprescindível você superar e resolver tal questão para continuar avançando como espírito que preza pela sua própria evolução. Então, existe sim a possibilidade de você combinar com alguém que tenha alguma pendência, para que possam juntos trabalhar o perdão, uma vez que, na maioria das vezes, não lembramos das reencarnações anteriores, o que nos facilita a reconciliação.

9. Como você contribuiria para o próximo? É claro que o exercício da nossa profissão deve ser sempre encarado como uma oportunidade para realizarmos algo para a nossa sociedade. Mas devemos lembrar que realizar ações em benefício dos outros, sem interesse material ou qualquer outro tipo de troca, eleva nossa alma, rumo a linguagem universal do amor.

10. Revisão. Sim, se programe para revisar seu planejamento pois, você e a forma de viver aqui na Terra irão mudar até a sua próxima reencarnação. Planejar requer uma boa dose de flexibilidade.

O objetivo primordial desse planejamento é a busca do crescimento espiritual, sempre buscando extrair o máximo que as lições da vida podem nos oferecer e, ao mesmo tempo, aproveitarmos cada momento, extraindo muita felicidade nessa jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *