home Editorial Mediunidade
Editorial

Mediunidade

Autor: Eduardo Dantas

Depois de termos refletido sobre a nossa condição mais essencial, a imortalidade, e sobre o nosso referencial de autodeterminação, Jesus, passamos a pensar, nesta edição, em umas questões mais fundamentais e grande objeto do interesse e da investigação do Espiritismo, a mediunidade.

Os textos serão publicados aos poucos. Nossos colaboradores, que atuam nos mais diversos espaços de aprendizado e desenvolvimento da mediunidade na ULE, trarão reflexões muito oportunas, atuais e provocadoras.

Dentre elas, destacamos o interesse pelo olhar científico em torno do tema, considerando, por exemplo, que, por trabalhos mediúnicos, o espírito André Luiz antecipou – em sessenta anos – saberes aos quais, só depois, a Ciência teve acesso.

Da ciência, passamos para o campo da arte, estabelecendo relações interdisciplinares: a arte tem a linguagem do que não morre, pela mediunidade, faz-se presente sempre, para além do tempo, do espaço, da história. Ela, como a Mediunidade, é própria do Ser, de sua conexão com o Divino.

Nesta edição, a mediunidade, a partir da obra que é resenhada, é tomada também no entrelugar do funcionamento da psiquê. Ambas se colocam como possibilidade de o sujeito se encontrar consigo e avançar no processo de autoconhecimento.

Pela Mediunidade, naturalizamos ainda a nossa autoconsciência da imortalidade e passamos a ver que Espíritos são Pessoas, Pessoas são Espíritos. Por isso, como o conhecimento lança fora o medo, desbravar os caminhos do mediúnico é tão libertador!

Como você vê, esta nossa nova edição está repleta de reflexão e de provocações. Se precisássemos sintetizá-la em uma palavra, diríamos que seus textos nos colocam diante da “naturalização” dessa faculdade que, inerente a nós e ultrapassado o saber religioso, instaura seu lugar no cotidiano, na vida comum, no cotidiano da vida do Espírito. Quer ver? É só começar! Boas Leituras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *