home O Saber ULE Religião pessoal tecendo a consciência da Imortalidade
O Saber ULE

Religião pessoal tecendo a consciência da Imortalidade

Autor: Almir Luz

Caro leitor, cara leitora, você já parou para refletir o que é ter a plena consciência da imortalidade? Como vive a pessoa que já tem essa consciência? Como chegamos a ela? Convido você a refletirmos juntos acerca deste tema.

A ideia de imortalidade sempre esteve presente na humanidade. Desde os tempos mais remotos, o ser humano buscou evitar a morte se utilizando dos mais diversos recursos, tais como o consumo da ambrosia (fruta mística dos deuses gregos), a procura da fonte da juventude de Heródoto e a alquimia com a busca pela criação do elixir da vida, que daria a imortalidade ou vida prolongada a quem o bebesse.

Este desejo permanece até os dias atuais com a descoberta de uma espécie de água-viva chamada de Turritopsos nutricula, um animal que é capaz de reverter o envelhecimento, de forma que o mesmo vive indefinidamente. Através desta recente descoberta, os cientistas acreditam na possibilidade do retardamento do envelhecimento e do prolongamento da vida num futuro próximo.

Mas seria esta consciência da existência de uma vida humana sem fim a imortalidade da qual estamos a refletir?

Pois bem. Sigamos refletindo. A consciência da imortalidade é uma das mais importantes atualizações que podemos realizar durante a encarnação. Quando ocorre, reposiciona a vida, a visão de mundo e de si mesmo. O desenvolvimento desta consciência não é apenas uma decisão ou um entendimento cognitivo, mas sim um processo.

Para entender este processo convidamos vocês a percorrerem conosco a trajetória de aprendizado proposta pela Universidade Livre do Espírito – a nossa ULE.

A ULE tem como pilar central levar seus alunos, educadores e colaboradores, bem como todos que acessam seus conteúdos, à consciência de que o ser humano é um Espírito imortal. Sua organização pedagógica está estruturada em 10 Ciclos de estudos que buscam responder, cada um deles, a uma pergunta base para compreensão da consciência da imortalidade.

Vamos iniciar nossa jornada pelo Ciclo I ,onde ao final do semestre os alunos podem responder à pergunta “O que vou conhecer? ”. Neste ciclo são apresentados temas básicos e essenciais para o início de uma jornada pessoal, os quais possibilitam ao aluno compreender a sua condição de ser Espírito e iniciar o processo de entendimento da consciência da imortalidade.

Após o entendimento destes conceitos básicos, o Ciclo II vem com a proposta de responder à pergunta “Quem sou? ”. Para isto precisamos nos entender como Espírito que busca se autoconhecer sob os pontos de vista funcional, psíquico e mediúnico. Neste ciclo nossa consciência se amplia nos ajudando a entender um pouco mais sobre nós mesmos.

O degrau seguinte será o Ciclo III, com uma proposta para responder à pergunta “Com quem estou? ”. Nele procuramos entender como nos relacionamos com outros Espíritos, sejam eles encarnados ou desencarnados, e que estas relações nos auxiliam em nosso processo de evolução. Este ciclo permite aos alunos a prática de sua mediunidade, propiciando, assim, a ampliação da consciência de ser Espírito imortal.

Chegamos agora ao Ciclo IV, cuja proposta é responder à pergunta “O que sei do mundo? “. Nele buscamos explorar as ciências e seus saberes, sob a ótica do Espírito, visando assim ampliar a consciência da imortalidade com o despertar para o que acontece no mundo.

Em seguida temos o Ciclo V. Nele vamos procurar responder à pergunta “De onde venho?”. Assim como o IV, que nos apresenta o mundo, mas sob a ótica das múltiplas dimensões existenciais. A consciência da imortalidade perpassa pelas diferentes culturas e religiões deste orbe.

Com o V concluímos a fase do aprendizado dos conteúdos externos, voltamos nossa atenção agora para o autoconhecimento, através do qual iremos aprofundar ainda mais nossa consciência da imortalidade.

Vamos para o Ciclo VI e sua proposta é responder à pergunta “Onde estou? “. Este “onde” não representa uma localidade, mas uma condição psíquica que nos mostra como nós nos percebemos no processo de evolução e no entendimento sobre nós mesmos, através do autoconhecimento, autodescobrimento, autotransformação e finalizamos com a autoiluminação.

Passamos agora para o Ciclo VII, que busca responder à pergunta “Como vivo? “. Com as descobertas adquiridas através do autoconhecimento e utilizando os conhecimentos da Psicologia do Espírito vamos correlacionar a nossa consciência da imortalidade com a dinâmica da vida.

O Ciclo VIII chega respondendo à pergunta “Como me transformo?”. E para nos ajudar neste processo de transformação vamos aprender sobre Jesus, vamos utilizá-lo como modelo através da integração de suas mensagens.

Nossa jornada está chegando ao Ciclo IX e sua proposta é responder à pergunta “Como será meu futuro? “. Refletir sobre o propósito de nossa encarnação, enquanto Espíritos imortais, será o foco deste ciclo, nos ajudando a definir de forma objetiva ações que farão parte da construção de nosso planejamento estratégico pessoal.

Estamos agora no Ciclo X! Este Ciclo não possui uma pergunta para ser respondida, pois ele trabalha com a afirmação de que somos Espíritos Imortais.

Agora estamos preparados para seguir nossa própria essência e adotarmos uma Religião Pessoal de forma a viver nossa religiosidade.

O entendimento de que se é Espírito vem com a consciência plena de nossa imortalidade. Isto não está no campo da crença, e, sim, da vivência desta realidade, objetivando a autodeterminação. Ao alcançar esta condição, o que você faz, o que você quer, o que você pensa e o que você realiza é por uma determinação pessoal. Não é mais porque Deus o ajudou, ou porque você está seguindo um guia, ou porque tem esta ou aquela religião. Você decide seu destino! Você vê-se herdeiro de si mesmo!

Esta nossa jornada não termina aqui, pois ter a consciência de nossa imortalidade é um processo diário e que cada descoberta sobre nós mesmos propicia expandir um pouco mais esta consciência.

Então, venha participar conosco desta viagem interior que chamamos ULE!  Venha tecendo a sua imortalidade, conscientemente, na vivência de sua Religião Pessoal!

Um comentário em “Religião pessoal tecendo a consciência da Imortalidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *